Estetika 2019 abraça setor com programação multidisciplinar




Palestras internacionais agitam evento referência no setor, que acontece até amanhã, no São Paulo Expo, na capital paulista


 As presenças internacionais deram o tom do Estetika 2019, maior e mais importante evento do segmento na América Latinaacontece até dia 1º de setembro, no São Paulo Expo, zona sul da capital paulistaOs números preliminares já sinalizam o sucesso dessa edição, com aumento de 30% no fluxo de visitantes. 

A programação do terceiro dia de evento incluiu temas relevantes do mercado de estética mundial, tanto no Congresso, que focou os cuidados com a pele, tendências e técnicas de massagem, quanto os Simpósios, realizados simultaneamente no mezanino do centro de convenções, apresentando as inovações da área da beleza.
 As palestras da manhã uniram conhecimento científico à expertise dos congressistas no tema cuidados com a pele, a começar pela palestra intitulada "A beleza e a sensibilidade da pele negra: como tratar", que trouxe à tona os aspectos fisiológicos e orientações para esse perfil de pele, com comentários pontuais da dermatologista Katleen Conceição. "A população brasileira carece de tratamento especializado, 65% do nosso povo é afrodescendente e a indústria ignorou isso durante muito tempo. Hoje temos mais opções de dermocosméticos e protetores solar, por exemplo, mas as marcas ainda têm que desenvolver opções para os diferentes tons de pele", ponderou Katleen.

 Segundo a médica de famosos como Lázaro Ramos e Preta Gil, a pele negra é mais suscetível ao aparecimento de manchas e possui maior índice de glândulas sebáceas, propiciando o surgimento de acnes e oleosidade. Nesse sentido, ela explicou que o filtro solar é imprescindível. "Ainda há a crença de que a pele negra não precisa de proteção por ser mais escura, mas precisamos advertir as pessoas que é necessário, pois o uso de protetor previne 70% das manchas". 
 
             
 Fabricio Ormonde, professor brasileiro radicado nos Estados Unidos, discorreu sobre os "Recursos estéticos avançados para o aumento de permeabilidade cutânea - visão americana de como tratar a pele". Atendendo em Nova York e Chicago, Ormonde mostrou protocolos menos invasivos para esteticistas. "Temos que trabalhar com a pele e não contra ela. Isso significa que devemos ser criativos e responsáveis para usar os recursos tecnológicos, os melhores produtos dermocosméticos e as técnicas manuais para atingir o melhor resultado", explica.
                                                                                                                
 Como contribuição ao tema pele, o Congresso destacou o tratamento por microagulhamento, tratamento indolor capaz de remover cicatrizes de acne, disfarçar manchas, cicatrizes, rugas ou linhas de expressão. Para falar do tema, esteve o cirurgião plástico sul-africano Desmond Fernandes, pioneiro na técnica, no Brasil pela primeira vez  para explanar sobre os avanços científicos que catalogou em mais de 20 anos de estudos.

 Desenvolvedor do dermaroller, Desmond estuda as combinações da microagulhamento aliado aos dermocosméticos e já constatou que a eficácia do tratamento só pode ser obtida com o uso de vitaminas e peptídios. "A permeabilidade da pele pode aumentar em até 140%, atenuando linhas de expressão, cicatrizes, manchas e marcas ocasionadas por acne", diz. 

 Rússia também foi representada no evento Estetika 2019, com a apresentação da professora Elena Zemskova, fundadora da primeira escola de massagem estética daquele país. Em clima inspiracional, seu tema Quiromassagem Aplicada a Rejuvenescimento Facial ditou as facetas da técnica, que proporciona relaxamento e resultado estético. "Em uma época onde filtros de Instagram e Photoshop mascaram as características do nosso rosto temos que atingir o nível de massagem que fará a pessoa querer largar a vida virtual e abraçar a vida real".

 O "Banding Massage: rituais de bandagem" foi conduzido pelo especialista Stefano de Michino, diretor da Escola de Formação Italiana de Massagem, explicando a técnica que utiliza faixas elásticas para movimentar o corpo e as articulações de maneira balanceada e relaxante. Na visão de Stefano, "a intenção da massagem é fundamental para o resultado, é sobre o estado de espírito e a energia serem propícios durante a execução". Com um ritual que envolve música e estímulo do diafragma, o professor demonstrou sua técnica e ressaltou os benefícios mentais e psicológicos do tratamento.

 Outra participação internacional, a do PHD em Ciências Farmacêuticas, Andrea Bovero, abordou as novas tendências no setor de spa e beleza. Com sua máxima "A excelência é a capacidade de fazer de maneira extraordinária o que os outros fazem de maneira comum", Andrea revelou que os spas estão cada vez mais completos, proporcionando experiencias estéticas e inovações tecnológicas, aliando design, sons e alimentação para estimular os sentidos. 

Saúde e beleza conectados

 Os simpósios do evento Estetika reuniram outro time de conceituados profissionais para compartilhar informações relacionadas ao embelezamento do olhar, saúde ocular, extensão de cílios e até tratamento para os lábios e protocolos com argila. 


 No Simpósio Estetika do Olhar, os assuntos escolhidos foram extensão de cílios e visagismo. A curadora Adriana Ishida, diretora da Beauty Concept Consultoria e Treinamento, reforçou a estratégia do evento de incentivar o mercado acerca da importância das boas práticas no segmento.
 Radiofrequência fracionada, microagulhamento íntimo e terapia capilar com equipamentos eletrônicos foram alguns dos temas abordados no 3º Simpósio de Microagulhamento. A curadora do evento, a fisioterapeuta e professora Mariana Negrão, destacou a nova proposta do evento, que incluiu mais prática ao formato das palestras, sem deixar de lado o conteúdo com embasamento científico. "O intuito foi oferecer aos profissionais mais subsídios para desenvolverem o melhor plano de tratamento aos pacientes, com ética e responsabilidade.
 O evento abrigou ainda o 1º Simpósio de Técnicas Fundamentadas em Argiloterapia, com curadoria da professora Flavia Medeiros. Para abrir os trabalhos, a organização convidou profissionais de clínicas de estéticas de várias regiões brasileiras para mostrar cases de sucesso na aplicação dos protocolos com argila.
 "Os tratamentos estéticos com argila ganham mais espaço a cada dia, por isso trazer esse tema ao evento Estetika, com a realização do Seminário, é uma oportunidade de disseminar informação de qualidade sobre os tipos de argilas, seus elementos e aplicação para cada problema estético. Vimos aqui os avanços dos tratamentos e as metas alcançadas pelos pacientes, como perda de medidas e peso", relata Flavia.

Mais informações no site do evento:

AD Comunicação & Marketing

0 comentários:

Postar um comentário